quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Apelo às Trevas, de Dennis Lehane

Leia trecho do livro...

Capítulo 1 51DKHXSHGML._SL500_

Angie e eu estávamos tentando consertar o ar-condicionado do escritório, na torre da igreja, quando Eric Gault telefonou.

Em tempos normais, um problema no ar-condicionado em meados de outubro na Nova Inglaterra passa desapercebido. Às duas da tarde, a temperatura estava proxima dos trinta graus e as venezianas ainda exalavam um bafio estival, ao mesmo tempo úmido e aquecido pelo sol.

"Acho que a gente devia chamar alguém para consertar isso", disse Angie.

Bati forte com a mão do lado do aparelho instalado à janela e liguei-o novamente. Nada.

“Aposto como é a correia", falei.

"Você diz a mesma coisa quando o carro pifa."

"Humm." Fiquei uns bons vinte segundos olhando o ar-condicionado, e ele continuou mudo.

“Por que você não o xinga?", sugeriu Angie. "Talvez adiante alguma coisa."

Lancei-lhe um olhar fulminante, e o resultado que ob­tive não foi muito melhor que o que consegui com o ar-condicionado. Acho que preciso aperfeiçoar meu olhar nú­mero 32.

0 telefone tocou e eu o tirei do gancho, esperando que a pessoa que estava ligando entendesse um pouco des­sas engenhocas, mas em vez disso ouvi a voz de Eric Gault.

Eric lecionava criminologia na Bryce University. A gente se conheceu quando ele ainda lecionava na Universidade de Massachusetts e eu assisti a algumas de suas aulas.

"Você entende alguma coisa de ar-condicionado?"

"Você já experimentou ligar e desligar, ligar e desligar?", perguntou ele.

"Sim."

"E não adiantou?"

"Negativo." "Dê umas porradas nele." "já fiz isso." "Então chame um técnico." "Você ajudou muito." "Seu escritório ainda fica no campanário de uma igreja, Patrick?" "Sim, por quê?" "Bem, tenho uma amiga que pode precisar de seus préstimos." "E então?" "Gostaria que ela o contratasse." "ótimo. Traga-a aqui." "À torre?" "Claro." "Eu disse que gostaria que ela o contratasse." Passei os olhos pelo minúsculo escritório. "Você pega pesado, hein, Eric?" "Você pode dar uma passada amanhã de manhã na Lewis Wharf lá pelas digamos, nove horas?" "Acho que sim. Como se chama sua amiga?" "Diandra Warren." "Qual é o problema dela?" "Seria melhor que ela lhe dissesse cara a cara." "Tudo bem." "Encontro você lá amanhã." "Certo." Já ia desligar. "Patrick." “Sim?" "Você tem uma irmã mais nova chamada Moira?" "Não. Tenho uma irmã mais velha chamada Erin."

"Por quê?" "Nada. Amanhã a gente se fala." "Então, até lá." Desliguei, olhei para o ar-condicionado, em seguida para Angie, de novo para o ar-condicionado, depois telefo­nei para o técnico.

Nenhum comentário: