quarta-feira, 25 de abril de 2012

TRECHOS ardil 22

Joseph Heller

catch-22-1970-02-g

"Os homens enlouqueciam e eram recompensados com medalhas. No mundo inteiro, jovens estavam sacrificando suas vidas pelo seu país, como lhes disseram. E ninguém parecia se importar com isso, muito menos os jovens que estavam arriscando suas jovens vidas. Não havia qualquer fim à vista."
"Yossarian explicara a Clevinger, com um sorriso paciente, que, desde que se podia lembrar, havia alguém conspirando para matá-lo. Havia pessoas que gostavam dele e pessoas que não gostavam, odiavam-no e estavam a fim de liquidá-lo. Odiavam-no porque ele era assírio. Mas não poderiam lhe fazer mal algum, dissera Yossarian a Clevinger, porque ele tinha a mente sã num corpo são e era tão forte quanto um touro. Não podiam lhe fazer mal porque ele era Tarzan, Mandrake, Flash Gordon. Era Bill Shakespeare. Era Caim, Ulisses, o Holandês Voador. Era Lot em Sodoma, Deirdre das Dores. um rouxinol a cantar nas árvores. Era o milagroso ingrediente Z-247. Era...
-Doido! - interrompera-o Clevinger, com voz estridente. - É isso o que você é! Doido!"
"Só havia um ardil, e este era o Ardil-22, que dizia que a preocupação com a própria segurança, em face de perigos reais e imediatos, era o processo de uma mente racional. Orr estava doido e podia ter baixa. Tudo o que ele tinha a fazer era pedir. Mas, assim que pedisse, não mais estaria doido e teria que voar em novas missões. Orr seria doido se voasse em novas missões e são se não o fizesse. Mas se estivesse são, teria que voar novamente em missões de combate. Se voasse, então estaria doido e não teria que fazê-lo. Mas se ele não quisesse fazê-lo, então estaria são e teria que fazê-lo. Yossarian ficou profundamente impressionado com a absoluta simplicidade dessa cláusula do Ardil-22 e deixou escapar um assovio de admiração."
"A criada de calcinha cor de limão era uma mulher jovial, gorda e complacente, de 30 e poucos anos, de coxas fofas e roliças, por baixo da calcinha cor de limão, que ela estava sempre abaixando para qualquer homem que a desejasse. Ela possuía um rosto largo e ingênuo e era mais visrtuosa de todas as mulheres: deitava com todo mundo, independente de raça, credo, cor ou nacionalidade, entregando-se socialmente como um ato de hospitalidade (...) Yossarian estava apaixonado pela criada de calcinha cor de limão, pois ela parecia ser a única mulher que restava com a qual ele podia fazer amor sem se apaixonar."
"-A América perderá a guerra - disse ele - E a Itália a vencerá.
-A América é a nação mais forte e mais próspera da Terra - declarou-lhe Nately, com fervor patriótico e toda dignidade. - E o soldado americano não é inferior a nenhum outro.
-É por isso mesmo - concordou o velho, com um sorriso zombeteiro. - A Itália, por outro lado, é a menos próspera de todas as nações da Terra. E é exatamente por isso que meu país está se saindo tão bem nesta guerra, enquanto o seu está indo tão mal.
Nately soltou uma gargalhada de surpresa, depois corou, assumindo uma expressão escusatória por sua indelicadeza.
Lamento ter rido - disse ele, sinceramente, continuando em seguida num tom respeitoso e condescendente: - Mas a Itália foi ocupada pelos alemães e agora está sendo ocupada por nós. Acha mesmo que isso é estar se saindo bem?
-Mas claro que é! Os alemães estão sendo expulsos da Itália e nós continuamos aqui. Dentro de alguns anos vocês irão embora também e nós continuaremos aqui. A Itália é realmente um país muito pobre e muito fraco e é justamente isso o que nos torna tão fortes. Os soldados italianos já não estão mais morrendo. Mas os soldados americanos e alemães continuam a morrer."

"Sentiu o corpo inteiro se arrepiar ao compreender o pavoroso segredo que Snowden acabara de espalhar pelo chão do avião. Era fácil ler a mensagem que estava ecsrita nas entranhas dele. O homem era apenas matéria. Esse era o segredo de Snowden. Joguem-no por uma janela e ele cairá. Se lhe atearem fogo, ele queimará. Se o enterrarem, ele apodrecerá, como qualquer outra espécie de lixo. Só o tempo da plenitude importava. Aquele era o segredo de Snowden."

Mimimi.

Nenhum comentário: