segunda-feira, 22 de março de 2021

o cordão umbilical de henry miller

henry_miller


- Durrell refere-se à necessidade que o escritor tem de uma ruptura em seus escritos, a fim de ouvir o som de sua própria voz. Na realidade, não é essa a sua própria expressão?

Henry Miller: Sim, creio que sim.  Seja lá como for, isso me aconteceu com Trópico de câncer.  Até aquela altura eu era, poder-se-se-ia dizer, um escritor inteiramente derivativo, influenciado por todos, adotando todos os tons e sombras de todos os outros escritores que eu amara.  Eu era, poder-se-ia dizer, um literato. E tornei-me um homem não literato: cortei o cordão umbilical.  Disse comigo mesmo: farei somente o que posso fazer, exprimirei o que sou ... Eis aí por que empreguei a primeira pessoa do singular, por que escrevi somente a respeito de mim mesmo. Resolvi escrever partindo de minha própria experiência, daquilo que eu sabia e sentia.  E isso foi a minha salvação.

tiro de letra.


Nenhum comentário: