quinta-feira, 1 de setembro de 2011

DESABAFO

16052_177306595944_715045944_2946450_5392283_n

OK, o lance é o seguinte: estou cansado desses super-heróis que não são "super" nem "heróis". Mas eu estou cansado mesmo é de Hollywood nos culpando por suas cagadas. Estou farto e cansado e ouvir os executivos de Hollywood, que estão completamente alienados ao gosto do americano médio, culpando eu, você e todo mundo por não ter pago o ingresso do cinema para ver o lixo deles. A Mulher-Gato não deu certo? Em vez de reconhecer que o filme foi uma grande e fumegante pilha de bosta que não servia nem pra fertilizante, eles concluíram que uma mulher não pode liderar um filme de ação que não seja a Angelina Jolie. Então, não só somos os culpados por não pagar por 90 minutos de insulto intelectual, como também somos babacas machistas.

Eles falaram que o problema do Lanterna é que ele não foi ousado e escuro o suficiente. É claro que o problema não foi esse!

Olha, eu gosto das coisas sombrias. Eu escrevo um personagem sombrio (o Justiceiro). Há uma hora e um lugar certo para o sombrio. Eu levo o meu Batman de forma bem sombria e isso significa que meu filho de 11 anos deve esperar pra ver o Cavaleiro das Trevas. Mas se Hollywood fizer um filme do Superman que eu não possa levar o meu filho de 11 anos, é porque eles fizeram algo de errado. O Superman é muitas coisas, mas sombrio não ;e com certeza. Richard Donner certamente é o cara que entendeu isso!

E para as pessoas que torcem o nariz para heróis como Superman, Mulher-Maravilha e Capitão América, heróis que se sacrificam por um bem maior, para as pessoas que ficam dizendo "ah, isso é muito irreal, ninguém é tão nobre assim"... Para essas pessoas, eu digo: CRESÇAM! Cinismo não é maturidade! Não confundam um com o outro! Se você não consegue aceitar uma história onde alguém faz algo certo porque é a coisa certa a se fazer, isso diz muito mais sobre quem você é do que o que os personagens são!

Isso não é um argumento para sofisticação da audiência. A sofisticação não nega sinceridade, assim como o filme do Capitão América provou. A sofisticação não demanda algo mais sombrio, mas sim uma narrativa melhor e motivações mais claras. "Sombrio" é uma palavra onde o realismo é o tom. É por isso que os documentários não são o principal produto das salas de cinema. Sofisticação não demanda realismo. Sofisticação demanda inteligência!

Greg Rucka (escritor de o justiceiro, mulher-maravilha, queen and country, witheout, gothan contra o crime)

melhores do mundo.

Nenhum comentário: